segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Gamification na empresa


Gamification na empresa


Gamification é um processo que utiliza conceitos e tecnologias de jogos para atrair, reter e aumentar o uso de um site ou serviço. 

Na prática, é utilizado pelas empresas para incentivar os membros de uma rede social corporativa (redes sociais internas de uma empresa) a participarem de desafios ou tarefas projetadas para que tenham um comportamento desejado, visando alcançar resultados organizacionais tangíveis e intangíveis ainda melhores.

A entrada no mercado de trabalho de colaboradores nascidos a partir da década de 1980 está provocando uma mudança dramática na educação, nos meios de comunicação, na tecnologia e, mais criticamente no trabalho. 

Esses novos entrantes esperam mais do seu empregador, tornando imperativo que os negócios entendam suas características únicas e como melhor engajá-los e motivá-los. Alguns dos fatores relevantes que os gestores devem levar em consideração estão relacionados com sua afinidade por jogos e pelas mídias sociais. Nasceram na era digital. Eles vivem e respiram online, em casa, na escola e agora, no trabalho. 
Eles estão acostumados com tecnologia de ponta e inovação em casa e esperam a mesma qualidade no ambiente de trabalho. O videogame faz parte de suas vidas desde a infância, vivida em imersão na linguagem e nas metáforas dos jogos. 


Quais são as características dos jogos que podem ter lugar no ambiente de trabalho? Convido você a dar uma olhada em três: Performance, Reconhecimento e Interação Social.


PERFORMANCE

Feedback em tempo real 

O que é?
Em um jogo, toda vez que uma ação é tomada, o feed-back é imediato. Feed-back positivo reforça o bom comportamento, a estratégia e a tática. O feed-back negativo permite aprender e ajustar rapidamente.

O que significa no ambiente de trabalho?
As avaliações de desempenho anuais são desgastantes e levam muito tempo. As empresas precisam de  sistemas e processos  que permitam um feed-back rápido e significante, acelerando o crescimento e o aprendizado dos funcionários.

Transparência

O que é?
Jogos são o paraíso da estatística. Os jogadores podem sempre ver exatamente onde estão e onde os outros estão. O progresso pode ser medido e comunicado em tempo real. Tanto no momento, quanto em longos períodos.

O que significa no ambiente de trabalho?
A principal pergunta que os funcionários fazem é: “Como eu estou indo?” eles simplesmente não sabem a sua  performance individual e em comparação aos outros . Também não sabem como a performance geral é medida.

Estabelecimento de metas

O que é?
O propósito de todo jogo é  receber uma meta e alcançá-la, normalmente com metas intermediárias que permitem pequenas vitórias ao longo do percurso, como “vá para o próximo nível”.

O que significa no ambiente de trabalho?
Para manter os funcionários altamente engajados, é recomendado que exista uma noção contínua  de progresso, mesmo que pequeno. Com a liderança sempre focando nas metas de longo prazo, a oportunidade de oferecer pequenas vitórias e um senso diário de progresso é sempre desprezada.


RECONHECIMENTO

Badges

O que é?
Quando você tem uma vida online, você precisa de uma identidade digital. Uma boa parte dessa identidade é formada pelo seu conhecimento, suas habilidades, suas conquistas e sua reputação. Badges, medalhas ou troféus, servem a esse propósito. São símbolos universais que representam o reconhecimento da superioridade em uma atividade .

O que significa no ambiente de trabalho?
Entender a competição saudável e reconhecer os funcionários é fundamental para que uma organização forme grandes times  e alcance metas desafiadoras. Sistemas que permitem a premiação, reconhecem competências  e validam competências e habilidades são uma vantagem competitiva.

Mudança de nível

O que é?
Enquanto os badges são indicadores de conquistas específicas, níveis são usados para indicar status e resultados de longo prazo. Alcançar o nível 70 no jogo World of Warcraft significa que um jogador dedicou uma certa quantidade de tempo e energia e alcançou um patamar de habilidades. Os níveis também são pequenas vitórias no longo percurso do jogo.

O que significa no ambiente de trabalho?
O turn over nas empresas está cada vez maior. Quando um  funcionário sai, leva consigo o capital intelectual que construiu. Para minimizar isso e engajar os colaboradores  em projetos de longo prazo, é necessário que existam conquistas e reconhecimentos intermediários , para que possam ganhar status e reconhecimento de seus colegas.

Onboarding e excelência

O que é?
É raro o jogo que não informa suas regras antes de começar. E você jamais será solicitado a “ler o manual de instruções”. Os jogadores são orientados  pelo sistema durante o jogo (coaching), até sentirem que têm suficiente domínio para jogarem sozinhos. Se alguém entrar em um jogo sem isso, não saberá o que fazer.   

O que significa no ambiente de trabalho?
Pouquíssimas pessoas lêem manuais de instruções. CIOs e CTOs investem muito dinheiro em sistemas para implementar soluções tecnológicas que não funcionam de forma adequada, simplesmente porque os colaboradores não as adotaram. Organizações que usam técnicas de jogos para engajar colaboradores verão os resultados refletidos na performance  e no desenvolvimento do capital intelectual.


INTERAÇÃO SOCIAL

Competição

O que é?
Jogando dominó com amigos ou em um Xbox online com adversários ao redor do mundo , os jogos promovem a excelência  e as conquistas por meio da competição.

O que significa no ambiente de trabalho?
A competição existe na vida corporativa, seja explicitamente na área de vendas ou implicitamente entre os funcionários que disputam promoções e aumentos de salário. Normalmente, a competição é conduzida informalmente. A chave para o sucesso pode estar em criar competição de forma escalável e automatizada, que pode ser voltada a gerar resultados contínuos.

Times

O que é?
As pessoas têm uma necessidade inata para estabelecer relacionamentos (conexões sociais), gostam de competir e fazer parte de um grupo, time ou equipe. Os times possibilitam a conexão com outros “iguais  a você”, mesmo que seja apenas pertencer ao mesmo time, visando competir com outros times e alcançar metas . Ao mesmo tempo, a pressão por não desapontar seus colegas de time ou ser visto como o elo mais fraco pode reforçar o comportamento e chegar a motivar aumentos significativos na performance individual e coletiva.

O que significa no ambiente de trabalho?
As gerações atuais  vivem conectados nas mídias sociais (Facebook, Twitter, etc.), que são sistemas claramente orientados para o conceito de grupos e despertam o desejo de se conectar socialmente. As organizações se valem do conceito de times tradicionais para projetos e unidades de negócio e deveriam promover mais as formas não tradicionais, como equipes sem divisões departamentais ou geográficas, baseadas em colaboração, afinidade de conhecimento e metas.


A diversão no trabalho é um efeito colateral, não é o objetivo final!

Ainda tem dúvidas sobre a eficácia das redes sociais corporativas e gamification? Seu comentário será muito bem-vindo.

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