Gamification
é um processo que utiliza conceitos e tecnologias de jogos para atrair, reter e
aumentar o uso de um site ou serviço.
Esses
novos entrantes esperam mais do seu empregador, tornando imperativo que os negócios
entendam suas características únicas e como melhor engajá-los e motivá-los. Alguns
dos fatores relevantes que os gestores devem levar em consideração estão relacionados
com sua afinidade por jogos e pelas mídias sociais. Nasceram na era digital.
Eles vivem e respiram online, em
casa, na escola e agora, no trabalho.
Eles
estão acostumados com tecnologia de ponta e inovação em casa e esperam a mesma
qualidade no ambiente de trabalho. O videogame faz parte de suas vidas desde a
infância, vivida em imersão na linguagem e nas metáforas dos jogos.
Quais
são as características dos jogos que podem ter lugar no ambiente de trabalho? Convido
você a dar uma olhada em três: Performance, Reconhecimento e Interação Social.
PERFORMANCE
Feedback em tempo real
O que é?
Em um jogo, toda vez que uma ação é
tomada, o feed-back
é imediato. Feed-back
positivo reforça o bom comportamento, a estratégia e a tática. O feed-back
negativo permite aprender e ajustar rapidamente.
O que significa no ambiente de trabalho?
As avaliações de desempenho anuais
são desgastantes e levam muito tempo. As empresas precisam de sistemas e processos que permitam um feed-back
rápido e significante, acelerando o crescimento e o aprendizado dos
funcionários.
Transparência
O que é?
Jogos são o paraíso da estatística.
Os jogadores podem sempre ver exatamente onde estão e onde os outros estão. O
progresso pode ser medido e comunicado em tempo real. Tanto no momento, quanto
em longos períodos.
O que significa no ambiente de trabalho?
A principal pergunta que os
funcionários fazem é: “Como eu estou indo?” eles simplesmente não sabem a
sua performance individual e em
comparação aos outros . Também não sabem como a performance geral é medida.
Estabelecimento de metas
O que é?
O propósito de todo jogo é receber uma meta e alcançá-la, normalmente
com metas intermediárias que permitem pequenas vitórias ao longo do percurso,
como “vá para o próximo nível”.
O que significa no ambiente de trabalho?
Para manter os funcionários
altamente engajados, é recomendado que exista uma noção contínua de progresso, mesmo que pequeno. Com a
liderança sempre focando nas metas de longo prazo, a oportunidade de oferecer
pequenas vitórias e um senso diário de progresso é sempre desprezada.
RECONHECIMENTO
Badges
O que é?
Quando você tem uma vida online, você precisa de uma identidade
digital. Uma boa parte dessa identidade é formada pelo seu conhecimento, suas
habilidades, suas conquistas e sua reputação. Badges,
medalhas ou troféus, servem a esse propósito. São símbolos universais que
representam o reconhecimento da superioridade em uma atividade .
O que significa no ambiente de trabalho?
Entender a competição saudável e
reconhecer os funcionários é fundamental para que uma organização forme grandes
times e alcance metas desafiadoras. Sistemas que permitem a premiação,
reconhecem competências e validam
competências e habilidades são uma vantagem competitiva.
Mudança de nível
O que é?
Enquanto os badges são indicadores de conquistas
específicas, níveis são usados para indicar status e resultados de longo prazo.
Alcançar o nível 70 no jogo World
of Warcraft
significa que um jogador dedicou uma certa quantidade de tempo e energia e
alcançou um patamar de habilidades. Os níveis também são pequenas vitórias no
longo percurso do jogo.
O que significa no ambiente de trabalho?
O turn over nas empresas está cada vez maior.
Quando um funcionário sai, leva consigo
o capital intelectual que construiu. Para minimizar isso e engajar os
colaboradores em projetos de longo
prazo, é necessário que existam conquistas e reconhecimentos intermediários ,
para que possam ganhar status e reconhecimento de seus colegas.
Onboarding e excelência
O que é?
É raro o jogo que não informa suas
regras antes de começar. E você jamais será solicitado a “ler o manual de
instruções”. Os jogadores são orientados
pelo sistema durante o jogo (coaching),
até sentirem que têm suficiente domínio para jogarem sozinhos. Se alguém entrar
em um jogo sem isso, não saberá o que fazer.
O que significa no ambiente de trabalho?
Pouquíssimas pessoas lêem
manuais de instruções. CIOs e CTOs
investem muito dinheiro em sistemas para implementar soluções tecnológicas que
não funcionam de forma adequada, simplesmente porque os colaboradores não as
adotaram. Organizações que usam técnicas de jogos para engajar colaboradores
verão os resultados refletidos na performance
e no desenvolvimento do capital intelectual.
INTERAÇÃO SOCIAL
Competição
O que é?
Jogando dominó com amigos ou em um
Xbox online com adversários ao redor do mundo
, os jogos promovem a excelência e as
conquistas por meio da competição.
O que significa no ambiente de trabalho?
A competição existe na vida
corporativa, seja explicitamente na área de vendas ou implicitamente entre os
funcionários que disputam promoções e aumentos de salário. Normalmente, a
competição é conduzida informalmente. A chave para o sucesso pode estar em
criar competição de forma escalável e automatizada, que pode ser voltada a
gerar resultados contínuos.
Times
O que é?
As pessoas têm uma necessidade
inata para estabelecer relacionamentos (conexões sociais), gostam de competir e
fazer parte de um grupo, time ou equipe. Os times possibilitam a conexão com
outros “iguais a você”, mesmo que seja
apenas pertencer ao mesmo time, visando competir com outros times e alcançar
metas . Ao mesmo tempo, a pressão por não
desapontar seus colegas de time ou ser visto como o elo mais fraco pode
reforçar o comportamento e chegar a motivar aumentos significativos na
performance individual e coletiva.
O que significa no ambiente de trabalho?
As gerações atuais vivem conectados nas mídias sociais
(Facebook, Twitter,
etc.), que são sistemas claramente orientados para o conceito de grupos e
despertam o desejo de se conectar socialmente. As organizações se valem do
conceito de times tradicionais para projetos e unidades de negócio e deveriam
promover mais as formas não tradicionais, como equipes sem divisões
departamentais ou geográficas, baseadas em
colaboração, afinidade de conhecimento e metas.
A diversão
no trabalho é um efeito colateral, não é o objetivo final!
Ainda tem dúvidas sobre a eficácia das redes sociais corporativas e gamification? Seu comentário será muito bem-vindo.
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